Home / Ciência & Saúde / Ao menos 32 pessoas morreram por gripe no DF em 2019

Ao menos 32 pessoas morreram por gripe no DF em 2019

A vacina contra influenza é a principal recomendação da Secretaria de Saúde para evitar casos graves e óbitos pela doença(foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou 32 mortes causadas pelo vírus da gripe de janeiro até metade de novembro deste ano. O número significa o dobro de mortes registradas devido à doença em 2018. No ano passado, foram confirmados 16 óbitos por gripe em todo o DF.

Os grupos mais afetados pelo problema foram crianças menores de 5 anos de idade e pessoas maiores de 60 anos. Nos dois casos, foram 11 óbitos em cada grupo.
Outro ponto que chama a atenção na análise são os altos números de óbitos decorrentes do vírus Influenza A, H1N1: metade dos casos. De acordo com o boletim epistemiológico da Secretaria de Saúde, dos 105 casos diagnosticados com a doença neste ano, 16 pacientes morreram.
Em relação aos locais de incidência, Ceilândia foi a cidade com o maior número de mortes por gripe (7), seguida por Samambaia (3) e Planaltina (3). Outros locais, como Asa Norte, Brazlândia, Guará, Taguatinga e Vicente Pires apresentaram duas mortes cada. Nas demais cidades, houve uma ou nenhuma morte em consequência da gripe.

Check Also

Vírus HPV é o responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero

São Paulo, SP – O câncer de colo do útero atinge mais de 16 mil mulheres …