Home / Ciência & Saúde / Asteroide de 83 metros deve passar perto da Terra nesta quarta-feira

Asteroide de 83 metros deve passar perto da Terra nesta quarta-feira

 (crédito: Nasa/Divulgação)(crédito: Nasa/Divulgação)

A Agência Espacial Americana (NASA) emitiu um alerta a respeito da passagem do asteroide designado 2020 RK2. O corpo rochoso deve cruzar a órbita da Terra e passar mais perto do planeta nesta quarta-feira (7/10). Segundo a NASA, o horário mais próximo da passagem deve ocorrer às 13h, no horário da Califórnia, às 17h, no horário de Brasília.

O asteroide entrou no radar da agência neste ano a partir do dia 10 de setembro. Essa não é a primeira vez que ele passa pela órbita da Terra. O corpo celeste foi registrado pela primeira vez nos sistemas da NASA em setembro de 1994. Desde então, esta é a terceira vez que o asteroide vai passar mais perto do planeta. Segundo a NASA, a previsão de retorno agora será em dezembro de 2027 e agosto de 2072.

Os astrônomos estimam que o objeto pode medir entre 36 e 83 metros de diâmetro, do tamanho de um avião Boeing 747, e deve passar a uma distância de mais de três milhões de quilômetros da Terra, a uma velocidade de aproximadamente 6,67 quilômetros por segundo (cerca de 24 mil km/h). Dessa forma, não há expectativa que o objeto entre em colisão com a Terra.

Check Also

Calor extremo aumenta risco de ataque cardíaco e derrame, alerta cardiologista

Chico Ferreira As altas temperaturas vêm castigando a população do país nos últimos dias. A …