Home / Comentário / Bolsonaro vive bom momento

Bolsonaro vive bom momento

Por: Kenney Alencar

A pesquisa Datafolha de hoje confirmou os números positivos captados pelo Ibope para Jair Bolsonaro (PSL) nas simulações de primeiro e segundo turno da corrida presidencial.

Bolsonaro cresceu no Datafolha e no Ibope. Fernando Haddad (PT) ficou parado, o que sugere que pode ter se exaurido potencial de transferência direta de Lula para o candidato. Agora, Haddad dependerá mais do desempenho dele na reta final do primeiro turno e na batalha acirrada da segunda etapa.

Haddad vive mau momento

É improvável que haja desfecho da eleição no primeiro turno. Mas é uma possibilidade que não pode ser descartada completamente. No entanto, os demais candidatos teriam de derreter e carrear votos para Bolsonaro, o que é muito difícil.

A rejeição de Haddad deu um salto nas duas pesquisas. É resultado do aumento da taxa de conhecimento com o alto sentimento antipetista da sociedade, ainda reflexo da Lava Jato.

Leia os números dos levantamentos do Datafolha e do Ibope.

Estratégias políticas

As duas pesquisas deverão alterar a estratégia do PT na reta final. Há setores petistas que avaliam que Haddad precisa subir o tom e atacar Bolsonaro no flanco econômico.

Para Bolsonaro, uma questão importante será decidir se comparecerá ou não ao debate final da Rede Globo. Há prós e contras, além da avaliação médica.

Check Also

Jader Barbalho prova ser o maior líder político do Pará

A ressaca da política ainda nem passou direito no Estado do Pará. No entanto, não …