Home / Ciência & Saúde / Brasileiros precisam se atentar à prevenção de câncer colorretal

Brasileiros precisam se atentar à prevenção de câncer colorretal

Preconceito é grande inimigo do controle das doenças intestinais, especialmente entre homens -  (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)Preconceito é grande inimigo do controle das doenças intestinais, especialmente entre homens – (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

O câncer na região do intestino atinge a população brasileira de maneira quase equivalente em todo o território. Ele também se distribui de maneira quase homogênea entre homens e mulheres. É por isso que, segundo o médico Edvaldo Lima, coloproctologista e diretor do Hospital São Francisco do DF, todos devem se atentar à prevenção desse problema.

“Vai desde hábitos alimentares errados, pobre em fibras, ingestão excessiva de álcool, falta de atividade física, ingestão exagerada de carne vermelha. E também procurar o coloproctologista quando tem os sinais de alerta, procurar o seu médico de confiança”, detalhou em entrevista ao CB.Saúde — parceria entre o Correio e a TV Brasília — nesta quinta-feira (3/9).

Foi um tumor colorretal que vitimou o ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra, aos 42 anos. Entretanto, Lima explicou que nem todos os casos são tão graves como o de Boseman, especialmente se descobertos precocemente. “Esse percentual é pequeno, chegando a 6% do total”, comentou.

Check Also

Doria anuncia que São Paulo receberá cinco milhões de doses de CoronaVac

Crédito: Reprodução/Agência Brasil O estado de São Paulo deve receber, já em outubro, cinco milhões de …