Home / Ciência & Saúde / Estudo confirma existência de água em Europa, uma das luas de Júpiter

Estudo confirma existência de água em Europa, uma das luas de Júpiter

Imagem composta mostrando pluma observada em Europa. — Foto: Ilustração/NasaImagem composta mostrando pluma observada em Europa. — Foto: Ilustração/Nasa

No começo da semana saiu a notícia sobre o mapa geológico de Titã, a maior lua de Saturno e a segunda maior de todo o Sistema Solar. Na mesma edição da revista “Nature Astronomy” em que foi publicada essa pesquisa, um outro resultado tão importante quanto o mapa de Titã também foi publicado. Nesse caso, um resultado sobre uma das luas de Júpiter.

Há algumas décadas que se especula a existência de água em Europa, a menor das luas descobertas por Galileu Galilei em 1609. Em 1999, a sonda Galileo que orbitou o sistema Joviano determinou que havia uma substância fluida de condutividade elétrica muito alta. Levantamentos gravimétricos, pesquisa que mede a intensidade da gravidade, mostraram que Europa não deveria ter um núcleo rochoso simples. Ao invés disso, deveria ter um núcleo rochoso muito provavelmente recoberto por uma capa de uma substância líquida. Mais tarde, observações em Terra e no espaço feitas pelo Hubble mostraram plumas enormes sendo expelidas em Europa.

Check Also

Vírus HPV é o responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero

São Paulo, SP – O câncer de colo do útero atinge mais de 16 mil mulheres …