Home / Notícias / Irã contradiz EUA e nega ter derrubado avião ucraniano

Irã contradiz EUA e nega ter derrubado avião ucraniano

O avião caiu próximo ao aeroporto de Teerã, no Irã, pouco depois de mísseis iranianos atingirem bases norte-americanasReprodução/Irna – 8.jan.2020

O Irã negou nesta 6ª feira (10.jan.2020) as alegações dos Estados Unidos e do Canadá de que 1 de seus próprios mísseis teria derrubado o avião ucraniano perto do aeroporto de Teerã, na última 4ª (8.jan).

Todas as 176 pessoas a bordo foram mortas no desastre. Segundo informações da Associated Press (AP), o presidente da Organização da Aviação Civil iraniana, Ali Abedzadeh, pediu aos países do Ocidente que apresentem provas da responsabilidade do Irã na queda do avião.

“O que é óbvio para nós, e o que podemos dizer com certeza, é que nenhum míssil atingiu o avião”, afirmou Abedzadeh, em entrevista à imprensa nesta 6ª. “Se eles realmente têm certeza, devem vir e mostrar suas descobertas ao mundo”.

Segundo reportagem da AP, Hassan Rezaeifar, chefe da equipe de investigação iraniana, disse que a recuperação de dados dos gravadores de caixa-preta pode levar mais de 1 mês e que toda a investigação pode se estender até 2021. Também afirmou que o Irã pode solicitar ajuda de especialistas internacionais se não conseguir extrair as gravações de voos.

Check Also

Coronavirus: Escolas amanhecem fechadas em Brasília

Escolas e faculdades públicas e privadas amanheceram com os portões fechados nesta quinta-feira (12/3). Aderindo o decreto publicado …