Home / História / Jader Governador: feitos que o povo não esquece jamais

Jader Governador: feitos que o povo não esquece jamais

Esses dias eu li um texto publicado em uma das redes sociais do senador Jader Barbalho (MDB-PA), no qual ele relembrava dos tempos em que foi governador do Pará e das visitas que fazia aos municípios paraenses levando progresso e desenvolvimento.

Para quem conhece de perto o trabalho do então governador Jader, como eu, não há dúvida de que foi um tempo de muito progresso e de esperança para as populações da capital e do interior do Pará.

“Para mim, o Jader foi o governador que mais fez pelo Pará, foi o mais trabalhador e o mais popular que qualquer outro na história desse estado. Eu me lembro de quando ele trouxe a energia elétrica, o povo finalmente pode sentar nas portas de suas casas à noite”, disse Belém, pai da repórter Vânia Cardoso, morador de Xinguara.

Outro que comentou certa vez sobre o trabalho e a popularidade de Jader, foi o saudoso Zezito do Lojão Paulista, o qual eu tive o prazer de conhecer assim que cheguei a Xinguara em 1993, vindo de Marabá.

“Eu vou dizer uma coisa que você não conhece ainda, mas o povo de Xinguara tem verdadeira adoração pelo Jader. Quando ele chega aqui é um alvoroço só, todo mundo quer abraçá-lo e cumprimentá-lo, quando ele fala em palanque todo mundo bate palmas, coisa que o povo de Xinguara não costuma fazer para mais ninguém, relatou Zezito.

– E o motivo de tudo isso? Indaguei.

Zezito com aquele jeitão todo nordestino, respondeu:

“É que o homem trouxe muitos benefícios, tais como a energia elétrica, asfalto da PA 150, investiu na saúde, na educação, em moradia e na segurança pública. Foram esses benefícios que popularizaram seu governo e trouxeram autoestima à população”, concluiu.

De fato, Jader tem uma lista imensa de obras construídas por ele em todo os municípios paraenses. Trabalhou como muito afinco para desenvolver o Pará e para dá aos paraenses uma condição de vida melhor e mais futurística.

Quem não se lembra dos grandes feitos de Jader governador? Quem não se lembra que foi ele quem interligou à capital Belém com o sul e sudeste do Pará, através da rodovia PA 150, com cerca de 1000 quilômetros de extensão, construída por ele? Quem não se lembra que foi no seu governo que asfaltou a PA 150 e trouxe energia elétrica para essas regiões?

O grande exemplo de tudo que estamos relatando pode ser contado aqui em Xinguara, onde Jader providenciou recursos para, em parceria com o prefeito da época, Itamar Mendonça, fossem construídos o Colégio Acy de Barros, Colégio Jair Ribeiro, Colégio Tancredo Neves, Colégio Raimundo Henrique , Colégio Henrique Francisco Ramos, Colégio Jader Barbalho, Colégio Dom Luiz, Escola Padre João Luiz Purguy (no distrito Rio Vermelho), Escola Auto Araguaia (no distrito são Francisco), e Escola Cinderela (no setor Chácaras).

Entre outros investimentos feitos em Xinguara, também podemos citar a construção e instalação do Hospital do Estado (hoje Hospital Municipal), o 17º Batalhão de Policia Militar, a antiga Delegacia de Polícia Civil, a agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), a Telepará, a Centrais Elétricas do Pará (Celpa),  4 canais de televisão para que os moradores da cidade tivessem entretenimento, e 150 moradias populares.

Pelo o que fez em favor dos paraenses, o hoje senador Jader Barbalho, se tornou o político mais comentado e mais querido pela população, um verdadeiro estadista e símbolo democrático que contagia seus correligionários políticos, seus eleitores e seus amigos.

Check Also

Caminhoneiros confirmam início da greve às 6h do dia 16: “Vamos parar o Brasil”

Greve dos caminhoneiros em 2018 (Arquivo) Por Redação   Pelo Whatsapp um grupo de caminhoneiros …