Home / Notícias / Médica Xinguarense é homenageada pelo prefeito e vereadores

Médica Xinguarense é homenageada pelo prefeito e vereadores

Ontem à noite (10) o plenário da Câmara Municipal de Xinguara ficou repleto de personalidades reunidas num dos eventos que pode ser considerado um dos maiores entre muitos outros já realizados para render homenagens a uma personalidade xinguarense.

As solenidades tiveram como finalidade prestar homenagens oficiais à médica xinguarense Inez Ohashi Torres Ayres, especialista em medicina vascular que vem recebendo sucessivos prêmios no Brasil e na Europa pelo seu brilhante trabalho acadêmico na Universidade de São Paulo, a USP, o que tem promovido e engrandecido o nome da cidade, deixando os xinguarenses orgulhosos pelo brilhantismo e a desenvoltura com as quais a médica tem representado e promovido o nome de Xinguara nacional e internacionalmente.

A inciativa do evento partiu da atual Secretária de Governo Fátima Coutinho, e culminou com a entrega de uma medalha oficial, uma placa comemorativa e um diploma de honra ao mérito para a médica Inez Ayres, em nome do Poder Executivo representado pelo Prefeito Osvaldinho Assunção e o Vice-Prefeito Raimundo Mototáxi.

“Uma homenagem mais do que justa e necessária, homenageando a doutra Inez, aquela que tem feito brilhar o nome de Xinguara no Brasil e no mundo, honrando e engradecendo o nome da cidade, e com isso incentivando e servindo de grande exemplo para incentivar a nossa juventude xinguarense”, disse Fatinha Assunção aos jornalistas presentes.

Inez Ohashi Torres Ayres também recebeu da Câmara Municipal de Xinguara o diploma de Cidadã Xinguarense, de autoria do Vereador Roberto da Yamaha, entregue pelo prefeito Osvaldinho Assunção e uma placa de homenagem dada pela Loja Maçônica Xinguarense e Associação Damas da Fraternidade, entregues pelo venerável Mestre Jesus Silveira e a presidente Marizete Silveira.

A médica xinguarense também recebeu homenagens de sua primeira professora na cidade, a educadora Maria Audi Laranjeira, do

colégio Carlos Drumond de Andrade, que emocionou a plateia na tribuna da Câmara ao falar dos primeiros anos do aprendizado de Inez Ohaschi em sua escola e de seu extraordinária rendimento na sua vida escolar.

“A verdade é que nunca na história de Xinguara, uma xinguarense foi tão longe, foi tão festejada e recebeu tantos prêmios e homenagens mundo a fora no exercício da pesquisa da Medicina, além de inventar um aparelho científico na área médica que simula uma cirurgia vascular, podendo tornar o procedimento cirúrgico mais simples e com menor risco de morte para os pacientes, o que certamente ainda salvará muitas vidas” disse emocionado o Prefeito Osvaldinho Assunção. “Por isso tava na hora de Xinguara fazer essa homenagem”, concluiu o prefeito.

O encerramento das homenagens contou com o discurso do pai da doutora Inez Ohashi, o Comendador Adhemar Pereira Torres que congratulou-se com os convidados presentes e agradeceu solenemente aos organizadores do evento, dizendo que sua família ficará eternamente grata pelo reconhecimento prestado à sua filha.

Check Also

Calendário eleitoral 2018

22 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA Último dia para a Justiça Eleitoral enviar à publicação lista/edital …