Home / Política / Número de filiados a partidos políticos cresce no Pará, aponta TSE

Número de filiados a partidos políticos cresce no Pará, aponta TSE

O número de pessoas filiadas a partidos políticos cresceu, nos últimos dois anos, no Pará, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O estado possui quase 598.316 filiados sendo que, desde 2018, houve crescimento de 30.340 mil novos filiados. O número chama atenção porque é diferente do restante do país, onde em dois anos houve perda de 300 mil filiados.

O cientista político Rodolfo Marques afirma que o aumento pode significar maior interesse da população em relação à política institucional no estado. “Há possibilidade de que a maior participação política possa gerar também um maior engajamento e também um processo de cultura política mais democrático. De certa forma, isso gera um protagonismo de quem apenas olhava a política do lado de fora”, disse.

Para o secretário judiciário em exercício do Tribunal Regional Eleitoral, Vespasiano José Neto, o interesse pela política é primordial. “Prefeitos e vereadores são aqueles mais próximos da gente, então é essencial que a gente tenha essa consciência, cada faça a sua parte e escolha bem os representantes”, afirmou.

Check Also

Começou neste domingo a propaganda eleitoral, na rua e na internet. Veja o que pode e o que não pode.

Estão permitidos comícios, carreatas, reuniões públicas e uso de alto-falantes ou amplificadores de som (Akira …