Home / Notícias / ‘Nunca ameace a nação iraniana’, diz presidente do Irã

‘Nunca ameace a nação iraniana’, diz presidente do Irã

Presidente iraniano, Hassan Rouhani,  — Foto: Presidência Irã / AFPPresidente iraniano, Hassan Rouhani,  — Foto: Presidência Irã / AFP

Presidente iraniano, Hassan Rouhani, — Foto: Presidência Irã / AFP

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, respondeu nesta segunda-feira (6) à ameaça feita pelo presidente americano, Donald Trump, de atingir 52 alvos iranianos se o país retaliasse a morte do general Qassem Soleimani.

“Quem se refere ao número 52 também deve se lembrar do número 290. Nunca ameace a nação iraniana”, escreveu Rouhani no Twitter.

O número 290 se refere às 290 pessoas mortas, em 1988, quando um voo de uma companhia aérea iraniana foi derrubado por um míssil americano. Entre os 290 mortos estavam 66 crianças.

No sábado (4), Trump disse que os Estados Unidos tinham sob sua mira 52 alvos iranianos que seriam atingidos caso o Irã atacasse alvos americanos para se vingar da morte do general Soleimani. O militar iraniano foi morto na quinta-feira da semana passada (2), em um ataque aéreo americano em Bagdá, no Iraque.

O número 52 é uma referência, por sua vez, ao número de reféns feitos pelo Irã, em 1979, quando um grupo de estudantes universitários iranianos tomou a embaixada americana em Teerã. Os reféns, que eram cidadãos americanos – alguns deles diplomatas – ficaram detidos por 444 dias.

Check Also

Obras de reconstrução da PA-150 chegam a três cidades do sudeste paraense

 | Ascom/Setran As obras de reconstrução de 65 quilômetros da PA-150, no sudeste do Pará, …