Home / Política / Governo do Estado exonera 2,5 mil DAS e temporários

Governo do Estado exonera 2,5 mil DAS e temporários

O Governo do Pará deve publicar, a partir de hoje, no Diário Oficial do Estado, cerca de 2.500 exonerações. As portarias referem-se a temporários e a pessoas que exerceram cargos comissionados (DAS) no governo anterior.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Parsifal Pontes, o objetivo do ato governamental é enxugar a folha de pessoal que, segundo ele, está inchada e pesando nos gastos do governo. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o Pará possui um déficit orçamentário de R$ 1,7 bilhão. Com o ato, o Governo economizará cerca de R$ 3 mi mensais.

Segundo o secretário, serão exonerados servidores lotados em todas as secretarias e órgãos do governo, desde o DAS 1 até o 6. Ele não descarta a possibilidade de haver outras exonerações futuramente. “Poderão ter outras, eventualmente, mas o maior número é esse. O que importa agora é enxugar a folha”, informou.

Essa é a segunda medida anunciada pelo novo governo com o objetivo de amenizar os gastos públicos. Assim que assumiu, o governador Helder Barbalho assinou um decreto, no último dia 3 de janeiro, reduzindo 20% nas despesas do Estado. Pelo decreto, as licitações para a contratação de obras de engenharia, novos contratos de prestação de serviços e de consultoria, além de aquisições, locação e a terceirização de serviços de transporte, máquinas e equipamentos ficam suspensos.

O governador também suspendeu por 30 dias gastos com alimentação em inaugurações do Estado, qualquer revisão dos planos de cargos, salários dos servidores públicos e autorizações para novos concursos.

Check Also

Jader inclui cidades com praias fluviais em lei de gestão própria

Uma proposta apresentada pelo senador Jader Barbalho (MDB) ao governo federal em 2017 virou lei …