Home / Política / Governo do Estado exonera 2,5 mil DAS e temporários

Governo do Estado exonera 2,5 mil DAS e temporários

O Governo do Pará deve publicar, a partir de hoje, no Diário Oficial do Estado, cerca de 2.500 exonerações. As portarias referem-se a temporários e a pessoas que exerceram cargos comissionados (DAS) no governo anterior.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Parsifal Pontes, o objetivo do ato governamental é enxugar a folha de pessoal que, segundo ele, está inchada e pesando nos gastos do governo. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o Pará possui um déficit orçamentário de R$ 1,7 bilhão. Com o ato, o Governo economizará cerca de R$ 3 mi mensais.

Segundo o secretário, serão exonerados servidores lotados em todas as secretarias e órgãos do governo, desde o DAS 1 até o 6. Ele não descarta a possibilidade de haver outras exonerações futuramente. “Poderão ter outras, eventualmente, mas o maior número é esse. O que importa agora é enxugar a folha”, informou.

Essa é a segunda medida anunciada pelo novo governo com o objetivo de amenizar os gastos públicos. Assim que assumiu, o governador Helder Barbalho assinou um decreto, no último dia 3 de janeiro, reduzindo 20% nas despesas do Estado. Pelo decreto, as licitações para a contratação de obras de engenharia, novos contratos de prestação de serviços e de consultoria, além de aquisições, locação e a terceirização de serviços de transporte, máquinas e equipamentos ficam suspensos.

O governador também suspendeu por 30 dias gastos com alimentação em inaugurações do Estado, qualquer revisão dos planos de cargos, salários dos servidores públicos e autorizações para novos concursos.

Check Also

Atos do dia 25 vão apoiar impeachment de ministros do STF e Deltan na PGR

Manifestantes querem Deltan na PGR e afastamento de ministros do STF, além de veto ao …