Home / Esporte / Palmeiras pode ser rebaixado por manter Del Nero no Conselho, diz Fifa

Palmeiras pode ser rebaixado por manter Del Nero no Conselho, diz Fifa

Aloisio Mauricio / Agência O Globo

Ao manter o ex-presidente da CBF Marco Polo del Nero como integrante do seu Conselho Deliberativo mesmo depois de a Fifa determinar o banimento do ex-cartola de forma definitiva de qualquer atividade relacionada ao futebol, o Palmeiras corre risco de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A queda para a segunda divisão está entre as penas previstas pela entidade máxima do futebol a quem não cumprir as suas punições.

Del Nero está impedido até o fim da vida de exercer qualquer função no futebol desde 27 de abril do ano passado por decisão do Comitê de Ética da Fifa. Conselheiro vitalício do Palmeiras, ele foi considerado culpado das acusações de suborno e corrupção, conflito de interesse e desvio de conduta à frente da CBF e levou multa de 1 milhão de francos suíços (R$ 3,5 milhões na cotação atual). Ele alega ser inocente e recorreu à segunda instância jurídica da Fifa para derrubar a punição.

No mesmo dia em que a Fifa anunciou a pena ao brasileiro, a CBF acatou a decisão e emitiu um comunicado no qual confirmou o então vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima como presidente da entidade, em substituição a Del Nero. O Palmeiras, no entanto, não tomou nenhuma atitude em relação ao ex-cartola e, por isso, pode ser punido pela entidade.

O presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras, Seraphim Del Grande, disse que, depois da punição aplicada pela Fifa, Del Nero se afastou. “Ele nos entregou um pedido de licença. Enquanto o caso com a Fifa ainda estiver com a possibilidade de recursos, iremos aguardar”, afirmou Del Grande.

Check Also

Barcelona impõe três condições para o retorno de Neymar ao clube

Pela volta de Neymar, Barcelona está disposto a ceder para o PSG Umtiti, Dembélé e …