Home / Pesquisa / Pesquisa eleitoral: Presidente da Alepa disparado para prefeito

Pesquisa eleitoral: Presidente da Alepa disparado para prefeito

Pesquisa da Doxa aponta que se a eleição fosse hoje o presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos (MDB), ganharia com 74,3% dos votos válidos a prefeitura de Ananindeua. Ele também é o menos rejeitado pelos eleitores. A não ser que aconteça algum fato político muito grave, é praticamente impossível alterar esse quadro, que se desenha desde o ano passado com a liderança imbatível do jovem político que saiu da presidência da Câmara de Ananindeua diretamente para a do Poder Legislativo do Pará. As gestões do prefeito Manoel Pioneiro, do governador Helder Barbalho e do presidente Jair Bolsonaro também foram avaliadas pelo eleitorado ananin.
Na estimulada, o Dr. Daniel (MDB) lidera com 57,5% e o segundo colocado, deputado estadual Miro Sanova (PDT) fica  com 8,2%. Newton do PT e Carlito Begot empatam com 3,3%. Capitão Marcony tem 2,8%, Beto Andrade 1,6% e Alan Bittar 0,7%. Brancos/Nulos somam 10,3 e indecisos, 12,3%. Quando se retiram os votos brancos e nulos, deixando só os votos nominais, que é como o TRE calcula na eleição, o resultado é: Dr. Daniel (MDB) com 74,3%; Miro Sanova, 10,6%; Carlito Begot e Newton do PT com 4,3%; Capitão Marcony com 3,6%. Beto Andrade 2,1% e Allan Bitar 0,9%.
Carlito Bergot e Newton do PT são os mais rejeitados, com 11,5% e 11,3%, respectivamente. Depois vem o Capitão Marcony, com 8% de rejeição. Miro Sanova é rejeitado por 6,3% dos eleitores, seguido de Alan Bitar, com 6,1%, e Beto Andrade, com 4,5%. Dr. Daniel é o menos rejeitado, com apenas 2,6%. Outros 40,1% não opinaram.
Na pergunta espontânea (que não apresenta os nomes dos pré-candidatos), o Dr. Daniel tem 26,9% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Miro Sanova com 4,2%. Jeferson Lima está com 2,1%; o vice-prefeito Carlito Begot tem 1,6%; Newton do PT, Beto e Alan Bitar empatam em 0,2% das intenções de voto. Os indecisos representam 52,8%, enquanto 10,5% têm intenção de anular o voto ou votar em branco.

O prefeito Manoel Pioneiro é avaliado negativamente por 44,2% dos eleitores (ruim/péssimo), e sua avaliação positiva é de 29,9% (excelente/bom). E 25,3% consideram regular o seu mandato.

Já o governador Helder Barbalho é aprovado por 42% (excelente/bom); avaliação negativa de 26,2% e 30,2% acham regular o seu mandato. Ainda aparecem 1,6% que não quiseram avaliar o governo.
Jair Bolsonaro foi avaliado negativamente por 31,1% dos eleitores de Ananindeua. E 32,9% avaliam positivamente seu governo. A avaliação regular soma 33,0%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra. A pesquisa da Doxa foi registrada no TRE sob o nº PA-04653/2020 e realizada no período de 28 a 31 de janeiro de 2020, com 600 entrevistados em todos os bairros de Ananindeua. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Check Also

Pesquisa: Lula aparece em segundo lugar para prefeito de SP no levantamento espontâneo

Foto: Ricardo Stuckert Por Plinio Teodoro Pesquisa eleitoral realizada pela Badra Comunicação entre os dias …