Home / Política / Senado elege novo presidente em fevereiro; saiba quem são os favoritos

Senado elege novo presidente em fevereiro; saiba quem são os favoritos

Senador Renan Calheiros, favorito na corrida, discursa contra a interferência do STF na votação para presidente do SenadoSérgio Lima/Poder360

Em 1º de fevereiro, o Senado Federal elegerá o novo presidente da Casa e consequentemente do Congresso Nacional. O escolhido assumirá a vaga de Eunício Oliveira (MDB-CE), que não se reelegeu para 1 novo mandato.

Uma decisão do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal) na 4ª feira (9.jan.2019) derrubou uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello e determinou que a escolha para a presidência do Senado seja realizada com voto fechado.

A regra tende a dar 1 sopro de esperança para políticos mais estabelecidos na Casa, a chamada “velha política”. Congressistas poderão apoiar nomes já conhecidos –e investigados– sem precisar enunciar seus votos perante os colegas e os eleitores.

Assim, o favoritismo do veterano Renan Calheiros (MDB-AL) cresce ainda mais. O alagoano, apesar de ter se envolvido em discussões calorosas antes do recesso parlamentar, mantém relações positivas com a maior parte dos senadores que permanecem em exercício. Além disso, Calheiros tem forte apoio de nomes que retornam à Casa.

Na corrida, Olímpio e Calheiros podem enfrentar Esperidião Amin (PP-SC), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Alvaro Dias (Podemos-PR), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Simone Tebet (MDB-MS).

O número alto de concorrentes é novidade no Senado. Isso fez com que o atual presidente, Eunício Oliveira, estabelecesse, em questão de ordem apresentada no fim de 2018 pelo então senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que somente será eleito aquele que obtiver votação superior a 41 votos, entre os 81 senadores.

O presidente do Senado é também presidente do Congresso e o 3º na linha de substituição da Presidência da República, logo após o presidente da Câmara, cadeira atualmente ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

E

Check Also

Eleições 2020: propaganda eleitoral no rádio e na TV começou nesta sexta-feira

A propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito começou nesta sexta-feira (9) no rádio e na …