Home / Notícias / SERRA PELADA: FOTOS INÉDITAS SERÃO EXPOSTAS EM SÃO PAULO

SERRA PELADA: FOTOS INÉDITAS SERÃO EXPOSTAS EM SÃO PAULO

Sebastião Salgado exibe 56 imagens inéditas de Serra Pelada

Descoberta há 40 anos, em 1979, a mina de ouro de Serra Pelada, localizada no que hoje é a cidade de Curionópolis, no sudeste do Pará, chegou a receber 50 mil garimpeiros em seu auge.

Quando o fotógrafo Sebastião Salgado chegou lá, em 1986 —depois de seis anos tendo a sua presença negada pelas autoridades militares brasileiras— o local mais parecia um formigueiro humano, com pessoas de todo o país tentando a sorte na nova corrida do ouro.

Apesar da aparência de confusão, o garimpo seguia uma organização rígida. A cratera de cerca de 200 metros de profundidade (antes, uma colina de 150 metros de altura) era repartida em lotes de 2 x 3 m, chamados de “barrancos”, e os trabalhadores, divididos em tarefas: havia meia-praças, cavadores, apontadores, apuradores e formigas. Além disso, eram proibidos mulheres, armas e álcool

Mais de 50 imagens em preto e branco, realizadas por Salgado ao longo de um mês na mina e guardadas por 30 anos, são exibidas pela primeira vez no Sesc Avenida Paulista a partir desta quarta (17), na mostra “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”.

Check Also

Ameaças de morte de bolsonaristas fazem Feira do Livro em SC cancelar participação de Miriam Leitão

Míriam Leitão. Foto: Reprodução TV Globo Por Redação    A organização da 13ª Feira do Livro …