Home / Política / Sociedade e Política

Sociedade e Política

 

1º de junho, Dia da Imprensa, a Câmara Municipal de Xinguara vai prestar homenagem aos jornalistas e comunicadores locais, em sessão solene a ser realizada às 9 horas da manhã, no plenário da Casa. Os convites, assinados pelo presidente Dito do Cinema, estão sendo enviados aos profissionais da imprensa da cidade.

O deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal, já deu parecer favorável em relação ao entendimento da PEC 376, de 2009, de autoria do deputado federal Ernandes Amorim (PR), que estabelece a coincidência geral dos pleitos para todos os mandatos eletivos, aumenta de 8 para 10 anos, o mandato de senador, estabelece o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos e põe fim ao instituto da reeleição para os cargos do poder executivo – prefeito, governador e presidente da República.

No dia 18 de junho, às 19 horas, o vereador da Câmara Municipal de Xinguara, Leandro Gomes, fará o lançamento do livro “Alienação Parental”, de sua autoria, que relata, principalmente, o ato de interferência na formação psicológica da criança ou adolescente, promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a autoridade, guarda ou vigilância. Leandro é assistente social e conhece perfeitamente as questões que relata em seu livro. O autor é da cidade tocantinense de Cristalândia, mora em Xinguara há 8 anos, onde pela sua popularidade, se elegeu vereador.

A passagem pelo Pará de Fernando Haddad, candidato derrotado na eleição presidencial do ano passado, deixa um rastro de polêmica. A principal delas, levantada pelo procurador-chefe da República em Goiás, Ailton Benedito de Souza, é de uso de universidades públicas, pagas pelo contribuinte, como a Ufopa, de Santarém, e a UFPA, de Belém, para turbinar a campanha “Lula Livre”, usando como pretexto a posição do PT e de aliados da esquerda contrários à reforma da Previdência e de contingenciamento de verbas da educação pelo governo Bolsonaro.

Senador Zequinha recebeu na quarta-feira (22) em seu gabinete, em Brasília, a diretora geral da EGPA – Escola de Governança Pública do Estado do Pará, Evanilza Marinho, e a pesquisadora do Centro de Estudos da instituição, professora Luciana Ferreira. No encontro, foi apresentado à equipe do senador, o novo formato de atuação de escola, incluindo a infraestrutura e modernização de cursos na modalidade de educação à distância (EaD).

Na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, o senador Paulo Rocha, juntamente com o núcleo do PT da Amazônia no Congresso Nacional lançaram uma campanha em defesa da Amazônia, uma reação contra os ataques que os povos da Amazônia, o meio ambiente e os direitos da classe trabalhadora estão sofrendo por parte do governo federal. O lançamento do movimento chamado Empate dos Povos da Amazônia aconteceu na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Belém, com a presença de representantes da Fetagri, movimentos sociais e do deputado federal Airton Faleiro.

Zequinha Marinho esteve em Xinguara na sexta-feira (24) e deixou claro que seu partido, o PSC, terá candidato próprio à prefeito de Xinguara. O senador não citou nomes, mas tudo leva a crer que o professor Vilmones, atual secretário municipal de Educação, será o candidato do partido, e se possível for, com apoio do grupo do prefeito  Osvaldinho.

Check Also

Estado anuncia R$ 10 milhões para recuperação de vias em Santarém

Igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Alter do Chão, em Santarém: verbas para urbanismo …