Home / Notícias / “Tremeu tudo”: meteoro cai no Ceará e assusta moradores

“Tremeu tudo”: meteoro cai no Ceará e assusta moradores

Outubro é um mês conhecido por ser época da famosa chuva de meteoros Draconídeas -  (crédito: AFP PHOTO / DPA / PATRICK PLEUL / GERMANY OUT)Outubro é um mês conhecido por ser época da famosa chuva de meteoros Draconídeas – (crédito: AFP PHOTO / DPA / PATRICK PLEUL / GERMANY OUT)

Um ruído intenso, acompanhado de tremor e de um clarão no céu, assustou moradores do interior do Ceará na manhã deste sábado (10/10). É que um meteoro, de proporções ainda desconhecidas, se chocou com a atmosfera terrestre e possivelmente produziu meteoritos que podem ter se espalhado pela região do Maciço do Baturité — ao sul da capital Fortaleza.

“Sabe dizer se um clarão e um barulho ouvido hoje no interior do Ceará foi um meteoro? (Eu vi) tipo uma bola de fogo no céu e um barulho muito alto. Moro na cidade de Canindé”, relatou uma moradora da região ao perfil da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), no Instagram.

Satélite Geo Estacionário Meteorológico GOES-16 registrou o bólido que explodiu sobre a Serra do Baturité, no Ceará
Satélite Geo Estacionário Meteorológico GOES-16 registrou o bólido que explodiu sobre a Serra do Baturité, no Ceará(foto: Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros)

Bólido 

O objeto, cujo impacto chegou a ser confundido com um forte trovão ou a queda de um avião, é chamado de bólido, nome que se dá a um meteoro que, ao colidir com a atmosfera terrestre, provoca um estrondo e forma uma bola de fogo tão clara quanto a lua cheia.

“Esse bólido ocorreu às 6h47 da manhã deste sábado. Alguns moradores disseram que tremeu tudo lá, tipo um terremoto. Estamos tentando ver se alguém aqui pegou o estrondo ou se alguma câmera de vigilância captou alguma coisa. Também disseram que viram uma fumaça no céu, quando correram para ver o que foi”, detalha o astrônomo e astrofotógrafo José Lucas Ferreira.

Check Also

Bolsonaro sanciona lei que permite 40 pontos na CNH

Presidente Jair Bolsonaro acena para seus apoiadores, após passear de motoclicleta, em 25 de julho …